terça-feira, 14 de abril de 2015

Sobre #AsVantagensDeSerInvisível - Por Suzana Figs


"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos" já disse uma vez Antoine de Saint-Exupéry em O Pequeno Príncipe.
Se alguém um dia me perguntasse qual o super poder que eu gostaria de ter eu responderia sem titubear: Invisibilidade.
Sempre gostei da ideia de ser invisível. E ser invisível para mim talvez traga essa ideia de ser especial porque posso ver coisas que os outros não podem. E poder ouvir as conversas alheias, de poder olhar nos olhos das pessoas e não me sentir sem graça. De poder fazer o que eu quiser e não ser julgada pelo olhar do outro. De ser eu mesma e ser também meus outros eus.
Bom, para mim essas eram algumas das vantagens de ser invisível.
Então um belo dia, dando scroll num grupo de leitura que eu acompanho no Facebook, li a respeito de um livro chamado AsVantagens de Ser Invisível. ^^
Nem li a sinopse, apenas o nome do livro me provocou e fui atrás. Imediatamente eu baixei o livro (um vício meu ) e comecei a ler. Achei o formato bem interessante. O personagem principal, Charlie (15 anos) escreve cartas para um amigo que ele não diz quem é ou pode ser um diário também. Quando eu li eu vi mais como um diário.
É meio como estar invisível e vendo Charlie escrever suas impressões particulares na sua intimidade. Mas pra falar a verdade, creio que fui fisgada mais pela frase "E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo tempo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim" do que pela ideia da invisibilidade.
Bom, sou pisciana com ascendente em câncer e lua em escorpião, logo, melancolia é meu nome do meio. De cara me identifiquei com o personagem, porque também sou feliz e triste ao mesmo tempo e se a Astrologia não me explicasse eu teria que ir atrás do Dr. Freud.
 Fiquei curiosa sobre como Charlie lidaria com sua melancolia e dei continuidade à leitura. Assim, fui invadindo a vida íntima de Charlie, acabando por me sentir o próprio diário/amigo a quem ele escrevia. Era para mim que ele ia contando a sua relação com as pessoas na escola e com as pessoas de sua família. Oferecendo impressões muito maduras a respeito dos relacionamentos humanos e como algumas pessoas boas se envolvem com pessoas não tão boas assim porque não tem consciência do próprio valor. Charlie tem uma percepção sensivelmente aguçada para as experiências que nos tornam demasiadamente humanos.
Durante esse seu processo de amadurecimento e descobertas, Charlie conhece dois amigos: Sam e Patrick. Pessoas que passam a querer saber sobre suas coisas favoritas e começam a enxergá-lo de forma especial: "Charlie, você vê as coisas. Você guarda silêncio sobre elas. Você compreende"
É um livro que tem trilha musical. Adoro livros que tem trilha musical.
Li o livro em uma madrugada. Acho que foi 4 horas de leitura ininterrupta. Chorei horrores. E no final me identifiquei mais ainda porque #SomosInfinitos.
Quando lançaram o filme assisti imediatamente e pude constatar que foi bem fiel ao livro, até porque o Stephen Chbosky, o autor do livro é roteirista, e se quem entende de roteiro se interessar em ler #AsVantagensDeSerInvisível vai perceber que existem muitas ações visuais no livro, coisa de roteirista mesmooo. ^^
Bom, essas foram algumas das minhas impressões sobre As Vantagens de Ser Invisível. Super recomendo. (5 CORAÇÕESZINHOS/5).