quarta-feira, 15 de abril de 2015

A PRIMEIRA VEZ COM JANE AUSTEN - Por Renata Ferreira



Livro: Razão e Sensibilidade
Autora: Jane Austen

Razão e Sensibilidade é um livro sobre a relação entre duas irmãs que se amam (acredito!) mas, com suas personalidades bem distintas. Elinor é prática e racional, passa por cima dos próprios sentimentos. Marianne é pura emoção, vive como se não houvesse amanhã sem pensar nas consequências, uma romântica intensa.
O que mais me chamou a atenção foi sua descrição, de forma aparentemente fiel, dos costumes antigos da Inglaterra. Pode até ser um pouco estranho da minha parte, mas imaginar todas aquelas regras de como uma mulher deve se comportar e pensar é encantador, mostrando-me que, apesar da restrição que a mulher tinha em opinar, ela estaria preparada para qualquer situação que a vida viesse a oferecer.
Como minha primeira vez com Jane Austen foi uma primeira boa impressão. O livro não é entediante. Pelo contrário, é muito dinâmico, sempre acontecendo algo, sempre aparecendo alguém pra “se meter” na vida da família Dashwood, enfim, é um livro muito interessante.
Geralmente as histórias têm apenas um personagem principal, e tudo ocorre em torno daquele indivíduo. Em Razão e Sensibilidade, você pode escolher qual das duas é sua preferida, certo? Errado! Comigo isso não aconteceu. Elinor e Marianne têm um pouco de todos nós, e conviver com esses dois extremos é muito difícil.

Não há razão que seja inabalável quando o sentimento por alguém começa a florescer e, depois ver à sua frente a possibilidade de perder a única coisa que achava possível controlar. Por mais que nunca tenha tido uma prioridade. Talvez tenha sido isso o meu principal incentivo à leitura, não há nada melhor do que ler um livro que tem um algo de você.